sábado, 5 de novembro de 2011

MPPE intensifica campanha contra a corrupção


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) intensifica hoje, a partir das 9h, na Escola Sizenando Silveira (IEP), na Avenida Jornalista Mário Melo, em Santo Amaro, a campanha nacional “O que você tem a ver com a corrupção?”. Durante o evento, haverá um bate-papo entre promotores de Justiça e cerca de 100 alunos de diversas turmas da escola, que receberão exemplares da cartilha educativa sobre o tema. Também será exibido o vídeo da campanha e, no final, os alunos poderão expressar o entendimento sobre a ação, por meio de um mural que será disponibilizado para que eles escrevam frases ou mensagens acerca do tema “O que você tem a ver com a corrupção?”.
Para o coordenador da campanha no Estado, promotor de Justiça Maviael de Souza Filho, “manter um diálogo com a juventude sobre atitudes honestas é muito importante, pois assim se possibilita um momento de reflexão, de olhar para si mesmo e avaliar os nossos comportamentos”. 

As emissoras filiadas à Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) apoiam a iniciativa do MPPE em mais uma ação contra a corrupção. Os spots da campanha “O que tem a ver com a corrupção?” serão veiculados, gratuitamente, até o dia 30 de novembro, em toda rede de associados da Asserpe, que hoje chega a mais de 70 emissoras, da capital ao interior.

De acordo com o presidente da Asserpe, Cleo Nicéas, as ações que dizem respeito ao bem-estar da sociedade pernambucana passam pelos interesses da radiodifusão. “Para nós, que fazemos a comunicação em Pernambuco, é de extrema importância o engajamento nessas questões. A luta por uma sociedade melhor conta com o apoio incondicional da radiodifusão e, neste contexto, o rádio é um dos veículos com maior eficácia e credibilidade”, afirmou Cleo.

A campanha foi idealizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em 2004, e expandida para todo o país por iniciativa do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), como uma ação permanente de combate à corrupção. Em 2008, o MPPE aderiu à campanha, passando a desenvolver uma série de atividades, a exemplo da distribuição de material publicitário e palestras de sensibilização.

Fonte: http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/20111710_corrupcao 

Lembramos a todos que a Caravana da Cidadania tratará de assunto afim na videoconferência sobre Transaparência e Controle Social, remarcada para o próximo dia 11 de novembro.

Núcleo de Justiça Comunitária realiza encontro com agentes comunitários

O Núcleo de Justiça Comunitária de Casa Amarela realizou, na manhã desta quarta-feira (26), às 9 horas, o “Encontro de Formação de Agentes Comunitários de Justiça”. O evento contou com a presença do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente), promotor de Justiça André Silvani que discursou sobre poluição sonora.

André Silvani também abordou sobre as ações realizadas pelo MPPE, o que propiciou mais informações aos participantes sobre o assunto. Silvani  ainda  explicou o correto encaminhamento da comunidade quanto às questões relativas à poluição sonora.

O encontro de formação acontece mensalmente e faz parte da formação continuada dos agentes. A reunião contou com a participação de agentes comunitários de justiça que atuam no Núcleo, como também contou com a participação de representantes de entidades do bairro e adjacências.

Núcleo - Um dos objetivos do Núcleo de Justiça Comunitária de Casa Amarela é resolver, na própria comunidade, pequenos desentendimentos, como conflitos de vizinhança, disputas de posse, propriedade de imóveis e até questões de direito de família, sem a necessidade de que as partes procurem a Polícia ou abram um processo judicial.
É uma iniciativa do MPPE, em parceria com a Defensoria Pública e a Prefeitura da Cidade do Recife, que foi contemplado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça do Governo Federal.

Fonte: http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/20111026_nucleo

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CADERNETA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA


Você já tem a sua caderneta de saúde?

Se ainda não tem, peça a equipe de saude da família que faz o seu atendimento ou à secretaria de saúde do seu município a sua. Essa pequena caderneta é de extrema importância para o acompanhamento de sua saúde, por conter as informações básicas sobre você, seus problemas de saúde e as medicações que você está utilizando, o que é bastante relevante na hora do atendimento com seu médico.

Saúde é coisa séria, fique sempre atento aos sintomas e não deixe de fazer exames preventivos e consultas regulares.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Reunião Preparatório Nordeste para a III Conferência Nacional do Idoso



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da Caravana da Cidadania, em parceria com o Conselho Estadual do Idoso de Pernambuco (CEDI-PE), promovem no próximo dia 10/11/2011, uma Reunião Preparatória do Nordeste para a III Conferência Nacional do Idoso.

O evento tem por público-alvo presidentes e vice-presidentes de conselhos estaduais da região, além dos  membros do Ministério Público das capitais do Nordeste e região metropolitana do Recife que atuam com o segmento.

Considerando que na Conferência Nacional do Idoso cada região do país terá a oportunidade de expor avanços e dificuldades encontrados na região, bem como apresentar idéias e sugestões, o evento pretende organizar uma carta representativa das demandas, a ser apresentada na referida Conferência.