Com o slogan “Conviva, respeite, inclua e proteja”, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do programa Caravana da Cidadania, comemora, neste sábado (1º) o Dia Internacional do Idoso. O material, elaborado pela Assessoria Ministerial de Comunicação Social (AMCS), trabalha a ideia de inclusão do idoso no círculo de convivência familiar e da comunidade. A campanha desenvolvida para a data, chama atenção para o quanto as pessoas podem aprender com os idosos.
A ideia da programa Caravana da Cidadania é promover a inclusão social, o exercício da cidadania, o acesso à renda, a moradia digna e o enfrentamento das diversas formas de violência contra a pessoa idosa. É importante ressaltar, que o programa atua no sentido de quebrar paradigmas e superar esteriótipos. “Não se pode mais ver o idoso como sendo aquela pessoa inválida, improdutiva, sem opinião e autonomia. Necessário se faz desconstruir esta imagem e cultura, por isso a importância da divulgação da data e o seu significado, bem como esclarecimentos à população, pois uma população informada pode colaborar de modo efetivo para o exercício dos direitos coletivos, em especial da pessoa idosa”, explica um dos coordenadores do projeto, promotor de Justiça Paulo Lapenda.
O Dia Mundial do Idoso é comemorado sempre no dia 1º de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, quando foi comemorado o Ano Internacional do Idoso. A iniciativa da ONU é um reconhecimento ao fato de que a população mundial está envelhecendo, o que pode acarretar um amadurecimento das relações sociais, econômicas e culturais da humanidade. No mundo há 600 milhões de pessoas com mais de 60 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário