segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Caravana da Cidadania discute preparatórios para III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa


A Caravana da Cidadania do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou, na última quinta-feira (10), no Salão dos órgãos Colegiados do Ministério Público de Pernambuco, uma reunião para discutir os preparatórios finais para realização da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Este ano, a Conferência que será realizada de 23 a 25 de novembro, em Brasília,  tem como tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”.

Para a promotora de Justiça e coordenadora da Caravana da Cidadania, Yélena Monteiro, o encontro foi de suma importância para discutir questões relativas ao tema, bem como para articular novas propostas com os demais órgãos envolvidos. A Conferência foi precedida de etapas municipais ou regionais, estaduais e distrital, nas quais serão escolhidos e indicados os delegados participantes.

Participaram do encontro, entre outros, o Conselho Estadual e Municipal do Idoso, promotores e procuradores de Justiça de Pernambuco, bem como da Paraíba, representantes da Prefeitura do Recife e do Fórum Nacional da Mulher Idosa, entre outros órgãos e autoridades. O evento foi transmitido em tempo real pela internet.

Yélena Monteiro, na última quarta-feira (9) participou, no Estado da Paraíba e em outras cidades do interior de Pernambuco, de eventos relacionados ao Conselhos do Idoso, entre outros temas.

Caravana da Cidadania- é uma iniciativa do Ministério Público de Pernambuco que visa à capacitação e implantação dos conselhos municipais do idoso. A Caravana conta com a parceria de instituições e entidades, como o INSS (Instituto Nacional de Seguraridade Social), o Conselho Estadual de Direitos do Idoso e a CGU (Controladoria Geral da União). Juntos, promotores de Justiça e técnicos vão aos municípios realizando oficinas de sensibilização acerca do papel dos conselhos no controle social e democracia participativa.
 
Os encontros reúnem gestores públicos, entidades da sociedade civil, além de representantes do Ministério Público e Poder Judiciário locais. Também são fornecidos aos atores sociais do município subsídios técnicos para que possam atuar, a exemplo de modelos de lei para criação de conselho e de fundo municipal, a Política Nacional e o Estatuto do Idoso, entre outras normas, atos e formalidades.

Fonte: http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/20111111_caravana

Nenhum comentário:

Postar um comentário