No último dia 10/11/11 ocorreu a reunião preparatória para a III Conferência Nacional do Idoso. Este evento reuniu promotores, representantes da sociedade civil e servidores do Ministério Público e do governo do Estado, além do Conselho Estadual do Idoso, com o propósito de redigir uma carta apresentando as principais demandas de Pernambuco para a população idosa, a serem apresentadas na Conferência Nacional, que ocorrerá em Brasília, nos dias 23 a 25 de novembro.
A carta foi redigida pelo grupo e elegeu cinco prioridades a serem atendidas pelas respectivas esferas de governo:
- Efetivação da política pública voltada para a pessoa idosa;
- Efetivação a política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa;
- Estratégias para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, destacando-se o endividamento por empréstimos, os fluxos de atendimento ao idoso e programas de educação para operadores do sistema de transporte;
- Sistema Único de Assistência Social, contemplando as Instituições de Longa Permanência e outros dispositivos da rede de atenção ao idoso;
- Reiteração de proposta estabelecidas na plenária estadual, concernente a utilização financeira de recursos provenientes da arrecadação da união e estados para a política do idoso.
A íntegra do conteúdo será apresentada na Conferência Nacional, onde se pretende discutir com os demais estados da região as principais prioridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário