sexta-feira, 7 de outubro de 2011

MPPE firma TAC com Conselho e Prefeitura de Olinda

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de Justiça Sérgio Gadelha Souto, da 5ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Olinda, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o Conselho Municipal de Assistência Social de Olinda (CMASO), tendo como representante a presidente Maria Otamar Cabral e a Prefeitura do Município de Olinda, através do prefeito Renildo Calheiro.

O documento visa adequação do CMASO e da Prefeitura do Município de Olinda, no que tange as prestações de contas das entidades de Assistência Social, que recebem recursos públicos através de convênios celebrados. Segundo resolução nº008/2010, as prestações de contas das entidades devem se apresentadas através do Sistema de Cadastro e Prestações de Contas (Sicap).
Dessa forma, o MPPE compromete-se a realizar capacitação para os compromissários, no primeiro semestre de cada ano, através da Coordenadoria Ministerial de Apoio Técnico e Infraestrutura (CMATI) contabilidade, para subsidiar o processo de prestação de contas através do Sicap.
 O CMASO assumiu a obrigação de encaminhar ao MPPE às prestações de contas de verbas públicas recebidas de todas as entidades registradas perante o mesmo e que firmem convênio com município, além de informar no fim do mês de julho de cada ano, quais entidades deixaram de prestar contas.  Já a Prefeitura irá estabelecer cláusulas nos convênios firmados com as entidades sociais, obrigando-as a encaminhar ao CMASO a documentação para que seja implantado o Sicap, além de repassar cópias dos convênios firmados aos órgãos convenentes.
A Prefeitura também se comprometeu em não firma convênios com instituições que não apresentam suas contas ou que tiveram as contas rejeitadas ou reprovadas pelo MPPE. A liberação dos gastos da próxima parcela do convênio só será realizada, pela Prefeitura de Olinda, após a análise e aprovação dos gastos realizados pela entidade conveniada.
O MPPE estabeleceu que as prestações de contas ao exercício financeiro de 2010 deverão ser entregues até o último dia útil do mês de novembro, deste ano, já que a capacitação do Sicap só aconteceu no mês de junho de 2011.



Fonte: http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/20110610_prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário